São João do Caru participa do lançamento do programa "Cuidar de Todos" em parceria com o governo do Maranhão

a82c0602 ae8a 46ba b411 db483fda84ee

Parceria entre a municipalidade e o governo do Estado do Maranhão foi selada com o lançamento do programa "Cuidar de Todos" - Atenção Primária, em São Luís nesta manhã (03). O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. O prefeito Bruno Cardoso, "Peteca", esteve acompanhado pela secretária de Saúde, Luciana.

O programa "Cuidar de Todos" é uma iniciativa inovadora e abrangente do governo estadual, com o objetivo de fortalecer os cuidados de saúde e bem-estar da população maranhense. Através dessa parceria, São João do Caru reafirma seu compromisso em oferecer serviços de qualidade.

A participação ativa de São João do Caru no lançamento do programa "Cuidar de Todos" reflete o comprometimento da cidade em melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. O prefeito Bruno Cardoso e a secretária Luciana demonstram, mais uma vez, sua dedicação em promover o bem-estar de todos.

MAIS SOBRE O PROGRAMA

A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos maranhenses.

Porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), é na Atenção Primária em Saúde (APS) que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da saúde. Neste sentido, o Programa Cuidar de Todos visa fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no estado.

O Cuidar de Todos possui três etapas para implantação. A primeira é a de adesão dos municípios ao programa e doação de equipamentos para gestão municipal a serem destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. A segunda etapa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. A terceira é a premiação do concurso Inova Saúde.

Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as Unidades de Saúde da Família (USF) e às equipes de Saúde da Família (eSF), conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura destes dispositivos nos seus respectivos municípios e consequentemente apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.