PROJETO MARANHÃO VERDE: Com apoio da Prefeitura, São João do Caru conta agora com sala de atendimento da defensoria pública

Peteca.jpg

Os quase 13 mil habitantes de São João do Caru terão, a partir de agora, um importante equipamento público de acesso integral e gratuito à Justiça, à cidadania e à dignidade humana, com a implementação do Projeto Maranhão Verde, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). Na quinta-feira (30), foi entregue naquele município, termo judiciário da comarca de Bom Jardim, uma sala de atendimento, que acolherá as demandas judiciais dos assistidos, ainda mais próximo de suas residências.

Participaram da entrega da unidade, o 2º subdefensor-geral, o defensor público Paulo Rodrigues da Costa, e o auxiliar da Defensoria Geral, o defensor público Gil Henrique Faria, o prefeito de São João do Caru, Antônio Bruno dos Santos "Peteca", a procuradora-chefe do município, Laila Lorena Carvalho, e o defensor público titular em Bom Jardim, Igor Freire.

O projeto, que é desenvolvido em parceria com o Município, tem o objetivo de descentralizar os serviços ofertados aos assistidos, no âmbito judicial e na resolução administrativa de litígios. “É mais um posto avançado da instituição, que chega para reduzir distâncias, oportunizar ao cidadão pobre ou vulnerabilizado a oportunidade de resolver sua demanda sem ser obrigado a percorrer grandes deslocamentos. Isso gera economia de tempo e dinheiro”, destacou Paulo Costa.

Assim, como foi feito com as salas instaladas em Bacabeira e Bom Jesus das Selvas, a unidade em São João do Caru foi equipada com computadores e webcams. Uma equipe capacitada estará a postos para fazer a triagem das demandas, o recebimento de documentos e a viabilização do atendimento virtual e, ainda, caso o assistido queira, o agendamento com o defensor no núcleo regional.

São João do Caru é um município localizado a cerca de 100km da comarca, Bom Jardim. Com isso, os cidadãos com demandas judiciais precisavam enfrentar um grande deslocamento, o gasto com passagens, a indisponibilidade no trabalho ou demais compromissos diários, dentre outras atividades, para buscar os serviços da Defensoria.

“O cidadão de São João do Caru que necessite dos nossos serviços não precisará, necessariamente, ter que ir a Bom Jardim. Poderá ir na unidade, que funcionará no Cras da cidade, e será orientado de como deverá proceder, participar de audiências virtualmente, receber orientações dos nossos defensores via internet, de maneira rápida, cômoda e totalmente gratuita”, explicou Gil Faria.