São João do Caru tem mais de mil pessoas imunizadas na campanha de vacinação "Dia D"

caru.jpg

A Prefeitura de São João do Caru realizou na última sexta-feira (29), o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo, e registrou mais de mil pessoas imunizadas. O público-alvo foi de pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e profissionais da Saúde a partir de 18 anos que ainda não receberam a dose este ano.

No total, 1274 pessoas foram imunizadas, sendo 1069 que receberam a dose da vacina contra a gripe, e 205 contra o sarampo.

A secretária municipal de Saúde, Luciana Gonçalves, alertou para a importância da imunização. “É muito importante receber a vacina contra a gripe e o sarampo. O Dia D possibilita que as pessoas com dificuldade em comparecer a um ponto de vacinação durante a semana, recebam a imunização.” enfatizou.

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. A vacina da Influenza precisa ser tomada todo ano, já que a composição é atualizada com os tipos (cepas) que mais circulam pelo mundo. A doença pode evoluir para complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e pneumonias.

Algumas pessoas, como idosos, possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à Influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do seu impacto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.