PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DE SÃO JOÃO DO CARU RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE O MÉTODO "CANGURU"

SJC.jpg

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São João do Caru, participaram na última terça (19) e quarta-feira (20), da “Oficina de Sensibilização para Profissionais de Nível Superior no Método Canguru para Atenção Básica”. O treinamento aconteceu no Espaço Orienta, em São Luís, e reuniu cerca de 50 profissionais da Atenção Primária em Saúde que atuam nos municípios que integram a Regional de Santa Inês.

“A oficina envolveu profissionais de todos os 13 municípios que compõem a regional, com conteúdos voltados para aqueles que desempenham função na Estratégia Saúde da Família. Os participantes estão se habilitando para lidar tanto com bebês de baixo peso, que nasceram com idade gestacional antes do esperado, quanto com as famílias, de forma que elas saibam compreender com as necessidades desta criança”, afirmou coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA-SES), Nelma Silva.

No Método Canguru, as crianças recém-nascidas são colocadas no colo e próximo ao peito, principalmente aquelas que por alguma razão são fruto de parto prematuro e que, por isso, precisam de suporte especial para que assim atinjam o seu pleno desenvolvimento físico e intelectual.

Durante os dois dias do treinamento, foram abordadas questões como a importância do método, o contato pele a pele, a alimentação correta e a administração de medicação específica, como é o caso do Palivizumabe, necessário para as crianças prematuras e na prevenção contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) naquelas diagnosticadas com cardiopatia grave ou com doença pulmonar da prematuridade.