Sec. de Saúde realiza capacitação para aprimorar diagnostico da tuberculose

saude_ca.jpg

Os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma capacitação para ajudar no diagnóstico e tratamento da bactéria causadora da tuberculose, além de receberem orientações sobre novos procedimentos e medicação. O treinamento foi repassado pelo coordenador Jaílson que trouxe o conhecimento após capacitação na regional de saúde.

Segundo Jailson, este treinamento tem como base um novo tratamento, a base de um novo medicamento, dessa forma é necessária a atualização, “Foi abordada a inclusão do novo medicamento, conforme a ILTB, além do preenchimento nova ficha de notificação em relação a estes casos” Explicou.

Os principais sintomas desta doença são: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, cansaço, dor no peito e etc. Ao apresentar algum  desses sintomas é preciso procurar atendimento. O tratamento contra a tuberculose é gratuito, tem cura e toda a rede municipal está apta para atender a população, pois conta com toda medicação necessária e profissionais qualificados para auxiliar no diagnóstico e cura.