São João do Caru promove semana de prevenção à gravidez na adolescência

9f7af58f-e29b-4757-b0e7-71497f357108.jpg

O uso inadequado de contraceptivos, a falta de informação e o contexto em que a jovem está inserida são alguns motivos que elevam as chances de gestação na faixa etária de 10 a 19 anos

A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que vai até a sexta-feira (4), tem como objetivo divulgar informações que contribuam para a redução da incidência da gravidez nessa fase da vida. Em São João do Caru a ação é uma parceria do Conselho Tutelar, Sec. de Assistencia Social e Sec. de Saúde.

A adolescência, considerada entre 10 e 19 anos de idade, representa uma etapa repleta de mudanças físicas e comportamentais. A gestação nesta faixa etária é considerada um problema de saúde pública, que deve ser analisado de forma ampla, visto que está diretamente relacionada ao contexto sociocultural, econômico e político, assim como às dimensões étnicas, raciais e de gênero. Em 2021, a taxa de gravidez na adolescência na cidade de São Paulo foi de 8,5%.

Além da gestação, a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) está no contexto da campanha anual. Na rede municipal, as ações nessa área envolvem desde a qualificação dos profissionais da saúde para garantir o acesso aos direitos sexuais reprodutivos dos adolescentes, até a ampliação do acesso aos contraceptivos reversíveis de longa ação (DIU de cobre, implante hormonal e DIU hormonal) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e maternidades.

O papel da família na prevenção da gravidez na adolescência é extremamente importante, de forma a conversar com o jovem abertamente, sem preconceitos sobre sexualidade e garantindo o acesso a consulta médica para orientações adequadas.

Vale ressaltar que é um direito dos adolescentes ter acesso a orientação, serviços e consultas de saúde sem a necessidade de presença ou autorização de pais ou responsáveis, com direito a privacidade e sigilo de opiniões e condutas, salvo em situações com necessidade de internação ou mediante risco de vida, segundo protocolo da SMS.

Alguns fatores relacionados à repetição da gravidez nessas jovens são:

Baixo nível socioeconômico;

Pouca escolaridade da mãe ou do responsável;

Uso inadequado de métodos anticoncepcionais;

Início precoce da atividade sexual;

Viver em união estável ou casada;

Abandono dos estudos;

Nunca ter participado dos programas de Planejamento Reprodutivo.