Educação

Prefeitura de São João do Caru garante apoio aos estudantes que farão Curso Técnico em Agropecuária

A Prefeitura Municipal de São João do Caru através do Prefeito Xixico Vieira garantiu apoio aos estudantes que farão o Curso Técnico em Agropecuária da Casa Familiar Rural em Morada Nova, Município de Pindaré-Mirim.

Em reunião no Centro de Ensino Professora Conceição Brenha Raposo, com a participação de professoras de Casa Familiar Rural, Secretário Municipal de Agricultura, Representantes da Agerpe e a Gestora Gegional de Educação "Zuila", os alunos obtiveram orientações e esclarecimentos sobre como participar do curso e receberam o apoio da Prefeitura Municipal de São João do Caru onde o prefeito Francisco Vieira Alves "Xixico Vieira" garantiu o transporte a todos os estudantes que participarão do curso.

Casa Familiar Rural

As Casas Familiares Rurais (CFRs) tiveram origem na França na década de 1930 por iniciativa de um grupo de famílias camponesas interessadas na formação profissional aliada à educação humana para seus filhos. Hoje, essa forma diferenciada de ensino está disseminada nos quatro cantos do planeta. No estado do Paraná o processo de implantação das Casas Familiares Rurais iniciou em 1988 seguida pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com discussões dos agricultores e envolvimento das comunidades.

A oferta de escolarização nas CFRs acontece na forma de organização curricular integrada ao Ensino Médio, ou Ensino Médio com qualificação esta sob a responsabilidade da prefeitura do município. As aulas são ministradas em tempo integral, em três séries anuais e em regime de internato. Para os cursos Técnicos há uma carga horária de Estágio Profissional Supervisionado, prevista na Matriz Curricular.

Em destaque Xixico Vieira ressaltou “A reunião foi bastante produtiva e na oportunidade  firmamos mais uma parceria e nos disponibilizando a prestar apoio aos 20 alunos que participarão da Casa Familiar Rural no Curso técnico em Agropecuária.“

Prefeitura Municipal de São João do Caru - Recomeçar Para Construir
DECOM - Departamento de Comunicação Social