Educação

Prefeitura Municipal de São João do Caru por meio da SEMED, realizou nesta segunda-feira 13, aula Inaugural do curso preparatório para o IFMA

A Prefeitura Municipal de São João do Caru através da SEMED – Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira 13 de Agosto uma reunião com pais de alunos inscritos no cursinho preparatório para o IFMA.

O curso terá duração de 03 meses, e atualmente participam cerca de 40 alunos que desejam participar do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do IFMA – Instituto Federal do Maranhão.

“...Os alunos que participarem do cursinho terão todo o apoio da Prefeitura Municipal e da SEMED, agendaremos uma visita ao campus “Santa Inês” e levaremos todos inscritos para conhecer o local, além disso estaremos disponibilizando o transporte para o que for necessário.” Citou Prefeito Xixico Vieira.

O IFMA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) foi criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a partir da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Codó, São Luís e São Raimundo das Mangabeiras.

missão institucional do IFMA é promover educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Sua visão é ser uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão, de referência nacional e internacional, indutora do desenvolvimento do Estado do Maranhão. O Instituto tem como valores a ética, a inclusão social, a cooperação, a gestão democrática e participativa e a inovação.

Atualmente, o IFMA possui 29 campi, três Centros de Referência Educacional (em fase de implantação), um Centro de Referência Tecnológica (Certec) e um Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências Ambientais, que estão distribuídos por todas as regiões do Maranhão. O Instituto oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. A instituição possui mais de 70 grupos de pesquisa divididos em sete grandes áreas do conhecimento, além de desenvolver ações de extensão nas áreas de educação, cultura, lazer, direitos humanos, saúde, trabalho e empregabilidade.